Gastronomia e Vinhos
Delicia-te com os sabores da Arrábida
Estas são algumas sugestões e pérolas gastronómicas que rodeiam a Arrábida – um mundo infindável de sabores. São, também, estas riquezas da terra, do mar e do paladar que definem este lugar.
Aperitivo

Moscatel de Setúbal
São considerados “o património nacional português que se bebe”, sendo apreciado por reis e pelo povo desde tempos imemoriais.

Queijo de Azeitão
Obtido a partir de leite cru de ovelha, começou a ser produzido no século XIX, possuindo características distintas e bastante apreciadas.

Pão em forno de lenha
Produto artesanal que leva o sabor autêntico aos seus provadores.
Peixe

Caldeiradas
A origem da caldeirada vem desde o tempo dos navios antigos, que, para não deitarem fora o peixe com pouco valor comercial, os pescadores confecionavam o prato para se alimentar nas viagens.

Choco Frito
A iguaria do paraíso do bom peixe que se destaca na região. Um petisco bastante apreciado e tradicional que motiva a romarias à cidade durante todo o ano.

Feijoada de Choco
Um dos pratos mais conhecidos e cobiçados da região. No final da refeição, molhar o pão no caldo da feijoada e acompanhar um bom vinho é tradição.
Carne

Cabidela de Galinha
Um dos pratos mais antigos da cozinha portuguesa com sabores tradicionais.

Feijoada de Frango Frito
Predomina uma gastronomia rural em que este prato é destacado.

Arroz de Pato
Um dos pratos de aves mais cobiçados na região.
Doçaria

Tortas de Azeitão
Uma guloseima muito apreciada que faz deslocar as pessoas propositadamente para a região, dado ser uma iguaria deliciosa.

Farinha torrada
Proveniente da vila piscatória de Sesimbra, de cariz tradicional, associada aos pescadores que levavam para a faina uma espécie de “barra energética”.

Esses de Azeitão
São do tipo de bolinhos que devem sempre acompanhar um café ou chá e, claro, uma visita à Arrábida.